O YouTube é indispensável para blogueiros!

postado em: Notas da RBO | 0

Nesse post o Gasparello, o autor do Tocandira, o blog da RBO que possui um canal no Youtube com maior quantidade de vídeos e seguidores compartilha suas experiências desde que começou a fazer os primeiros vídeos para o Youtube. Confira:


Em 1999 eu trabalhava em um site educacional que tinha como objetivo principal atrair o público alvo correto para minha loja virtual em que eu comercializava CDs educacionais. Visando agarrar uma oportunidade profissional para desenvolver sistemas de ensino à distância na Itália, acabei por fechar o site e a loja, e desde então minha vontade de fazer algo parecido me acompanhava. Foi aí que em 2011, depois de passar muito tempo pensando em algo que me daria prazer em escrever, resolvi editar um site que falasse principalmente de técnicas de sobrevivência, o Tocandira.

A princípio tentei manter o foco em sobrevivência, cutelaria e tiro com carabinas de pressão, hoje eu ampliei o leque e escrevo sobre outros temas relacionados às atividades mateiras, como o camping, pesca, trilhas, etc.

Com esta minha experiência acumulada, tenho algumas expectativas de curto prazo em relação aos blogs, sites e canais no YouTube.  Iniciei o meu canal de forma um pouco tímida, apenas para ilustrar os textos do Tocandira.  Acabei gostando da brincadeira e logo a maioria dos meus textos apresentava vídeos relacionados, assim meu canal cresceu. Confesso que também fui motivado por ter o sentimento que poderia fazer melhor do que os canais que eu assistia sobre os temas que são o foco do meu trabalho, e hoje vejo gente fazendo melhor do que eu, e assim segue o ciclo de aprendizado e evolução de técnicas de vídeo.

Para os primeiros vídeos usei uma máquina fotográfica digital. Para melhorar o resultado final do meu trabalho, tive que aprender técnicas básicas de fotografia e filmagem, e hoje, o blog (ou será site?) e o canal no YouTube são de certo modo independentes. Não tenho os números exatos, mas é fato que parte do público prefere ler os textos, e outra parte assistir aos vídeos. É possível perceber isso pelos comentários, em que muita gente ignora assuntos que já foram tema de um local e não de outro.

Por um lado é ruim que muitas pessoas não deem tanta atenção aos artigos, que geralmente trazem mais detalhes do que os vídeos, por outro lado, você consegue atingir um público maior, e aí é que mora a principal vantagem de produzir vídeos.

O YouTube é o segundo mecanismo de buscas, e seus vídeos publicados também aparecem em pesquisas do Google. Alguns dos meus melhores vídeos aparecem em primeiro lugar nas pesquisas, antes mesmo dos meus textos relacionados.

Você pode explorar isto de muitas formas para aumentar o seu público. Eu costumo colocar um link do meu site em muitos dos meus vídeos, também costumo falar que o site existe e convido a audiência para conhecer o site.

O YouTube também permite você diversificar os seus rendimentos. No meu caso, os ganhos de AdSense têm sido maiores no YouTube, isto tem me incentivado a continuar forte neste nicho.

Blogueiros que mantém o foco apenas em textos certamente irão perder uma potencial audiência que não os conheceria se não fosse por intermédio de vídeos. Pode chegar o dia em que o principal mecanismo que as pessoas procurem para aprender coisas seja o YouTube ou as redes de vídeos similares, e acredito que esse dia não demore tanto assim. Se o seu blog ensina alguma coisa, pense nisso com carinho. É muito mais fácil aprender algumas coisas vendo os outros executarem, do que pela leitura. O apelo visual é muito forte, e não podemos esquecer da preguiça de muitas pessoas, que não têm na leitura algo prazeroso.

Agora a desvantagem de enveredar na produção de vídeos. Se um blog dá muito trabalho, um canal no YouTube é ainda mais complicado de manter atualizado. Não basta dominar o vernáculo, você precisa investir em equipamentos, pensar num roteiro, e ter noções de filmagem e edição. Dá pra fazer bem feito usando o Windows Movie Maker e uma filmadora simples, desde que você tenha um bom conteúdo para apresentar. A cada momento, o YouTube deixa de ser um espaço para amadores. O quanto antes você dominar esta mídia, antes você terá oportunidade de construir uma imagem sólida para atrair uma maior audiência e até mesmo anunciantes!

Não fique de fora do YouTube, comece hoje mesmo!

José Luciano Gasparello Filho

http://www.tocandira.com.br

Deixe uma resposta