O segmento de viagens e esportes de aventura está se popularizando cada vez. Como qualquer tipo de atividade, a internet traz inúmeros blogs ou sites que trabalham com esse tema. Enquanto uma parte desses blogs aborda os assuntos de uma maneira bastante amadora, muitos trabalham buscando a excelência, produzindo conteúdo inédito e trazendo um layout amigável e fácil navegação para os leitores nas inúmeras plataformas digitais. Infelizmente, para o público geral, é preciso um olhar mais cauteloso para conseguir fazer essa diferenciação.

Surge então a Rede de Blogs Outdoor (RBO) (http://blogsoutdoor.com.br/), uma organização que reúne proprietários, editores e administradores de sites ou blogs desse segmento. A Rede tem como objetivo fortalecer o universo outdoor, promover a troca de experiências e de informações entre os blogueiros e dar visibilidade aos blogs que procuram trabalhar com mais seriedade, qualidade ou ainda de forma profissional.

A RBO também pretende incentivar as atividades comerciais dos associados, facilitando o contato com empresas da área e que estejam interessadas em realizar parcerias, patrocínios ou investimentos publicitários por meio de uma negociação única e valores vantajosos para os anunciantes. Além disso, a Rede também pretende desenvolver uma série de ações, como palestras e cursos para os associados, qualificando cada vez mais os blogs e sites que fazem parte e tornando o grupo cada vez mais forte e reconhecido.

A Rede já chega mostrando os resultados da sua primeira ação: uma pesquisa sobre o Mercado Outdoor no Brasil. A pesquisa foi elaborada e divulgada nas redes sociais dos blogs envolvidos. Foram captadas respostas entre os meses de abril e agosto de 2014 e com o lançamento do site da RBO esses resultados, que interessam a todo mercado, são divulgados ao público geral.

A união faz a força

Para fazer parte da Rede, o interessado deverá ler as regras da RBO disponíveis no site do grupo (http://blogsoutdoor.com.br/) e preencher um formulário no site. Ao enviar o pedido, o blog também passará por uma avaliação para a confirmação de que ele possui o perfil do público alvo da rede, que inclui blogs de aventuras, viagens e esportes outdoor.

A Rede está sendo lançada com 13 blogs associados e a tendência é que esse número vá aumentando gradativamente, à medida que os blogueiros comecem a conhecer e se identificar com a RBO e seus objetivos.

Vale comentar que toda essa ideia surgiu em conversas informais durante eventos como a Adventure Sports Fair, momento no qual os blogueiros acabavam se encontrando, compartilhando ideias, percebendo que faltava uma união entre esse segmento e um espaço de troca de conhecimentos; os idealizadores da RBO perceberam que todos enfrentavam individualmente dificuldades semelhantes.

Durante a Adventure Sports Fair de 2014 um grupo de blogueiros organizou o Encontro da Web Outdoor, que acabou sendo o passo inicial para a formação da RBO, que acaba de nascer.

Com as palavras de ordem “unir, divulgar, fortalecer, trocar e monetizar”, a Rede de Blogs Outdoor está chegando para alavancar os blogs que trabalham nesse segmento, mostrando para empresas e leitores o poder da produção de conteúdo de qualidade para o fomento do setor.

> Navegue pelo site e conheça melhor a proposta
> Conheça os blogs já Integrantes da Rede 
Veja os resultados da Pesquisa do Mercado Outdoor