Como monetizar um blog sem poluí-lo visualmente

postado em: Notas da RBO | 0

Montei meu blog (Seu Mochilão) apenas como hobby, nunca tive a intenção de viver ou sequer tirar uma receita mensal na web. Só que, a partir do momento que passei a ter certa audiência em minha página, comecei a me perguntar se haveria a possibilidade de tirar algum proveito disso.

De início, tentei monetizá-lo com banners, coloquei inúmeros deles dentro do blog, no topo, nas laterais e dentro dos posts. Até que rolava algum resultado, mas desisti da ideia no momento em que me coloquei no lugar do leitor. Além disso, um blog tem que ser atraente e amigável para os visitantes e poluí-los com propagandas é receita perfeita para aumentar a taxa de rejeição.

Embora não tenha desistido 100% do Adsense, levei como regra não sujar a área de conteúdo. Acho que acertei na decisão. E, com o passar do tempo, percebi que existem outras maneiras de monetizar a página sem exibir banners. E é sobre esta minha pequena experiência que quero falar neste post.

 

Cada blog é um caso

Acho que não existe receita para fazer um blog ter retorno financeiro. Cada página possui um público, uma maneira de conversar com o leitor, uma linguagem e, principalmente, uma maneira de ganhar dinheiro. O desafio é encontrar o modo de converter os acessos em receita, caso seja este o seu objetivo, é claro.

 

O conteúdo é o canal

O produto do blog é a informação, afinal de contas, passamos horas e horas escrevendo posts, editando imagens, revisando textos, otimizando conteúdo, pesquisando e mais um monte de coisas, não é mesmo? Se não pensarmos em toda esta informação que produzimos, vamos pensar em quê? E uma coisa é fato: as pessoas vão aos blogs para consumir conhecimento, por isso, acredito que monetizá-lo através das palavras seja a maneira mais inteligente de conseguir algum retorno financeiro. E de forma ética e transparente.

 

E como monetizar um post?

Há diversas maneiras de monetizar o conteúdo do blog. Eu, particularmente, optei pelos seguintes programas de afiliados: Booking; Lomadee; Voopter; ClickBus e Mondial Seguros. Estou estudando inserir outros, mas já consigo resultados mensais com todos estes.

É possível monetizar praticamente todos os posts de um blog sem poluí-los. Por exemplo, se o assunto abordado é um destino de aventura, pode-se colocar opções de hospedagem na região, indicar a melhor empresa de ônibus, oferecer um seguro ou até mesmo indicar produtos para aquela viagem, como uma bota, uma barraca e etc. Tudo isso por meio de programas de afiliados e links diretos (links trackeados).

O valor das comissões não são estratosféricas, mas a soma de todas as ações podem gerar uma receita razoável.

 

Mídia Kit

Um Mídia Kit bem elaborado pode trazer bons negócios a qualquer blog. É ideal atualizá-lo, pelo menos, trimestralmente.

Que diabos é um Mídia Kit?
O Mídia Kit é uma apresentação com informações sobre o blog. Ele deve conter os números de acessos e os pontos para veiculação de mídia. Ele é solicitado, geralmente, por agências de publicidade que desejam utilizar a sua página como canal de veiculação, por exemplo, para criar um post patrocinado.

 

Artigo patrocinado

Uma maneira viável de monetizar o blog é oferecer espaço para empresas divulgarem serviços e produtos. Não existe uma tabela de preço para post patrocinado, mas imagine que seu blog seja como um espaço de revista. Lembre-se, também, de todo o seu trabalho para chegar onde chegou. Lembrando que, publicidade sempre deverá ser sinalizada como tal.

 

Faça reviews

Lembra quando mencionei sobre programas de afiliados? Pois é, através de reviews de produtos é possível colocar links diretos que paguem comissão por venda. Geralmente, programas de afiliados pagam de 5% até 2o% por aquisição.

 

Crie seus produtos

Tenho visto muitos blogs criando produtos próprios e é outra grande maneira de monetizar um blog. Pode-se incorporar um ecommece na página e oferecer produtos exclusivos, vender ebooks, camisetas do blog e por aí vai.

 

Monte seu mailing

Captar emails de leitores também é outra forma de aumentar as possibilidades de monetização. Através dele, o blogueiro poderá disparar email marketing com informações sobre seus produtos e serviços. E melhor, tudo de acordo com a Lei Anti-spam.

 

E você, como faz para ganhar dinheiro com o seu blog? Conte pra gente!

Deixe uma resposta