10 Dicas essenciais para blogueiros

postado em: Notas da RBO | 0

Hoje em dia qualquer pessoa pode criar um blog. É simplesmente fácil e não requer muitos conhecimentos técnicos. Justamente por isso vemos todo tipo de blog, de toda qualidade: alguns profissionais e outros tão ruins que fica difícil de ler, de navegar, de absorver alguma informação.

As dicas que trazemos aqui são as mais básicas para quem quer ter um blog legal, com um mínimo de qualidade. Muitos desses itens são “boas práticas” e os blogueiros que não aderem a elas podem até ser mal vistos por outros blogueiros. No mundo dos blogs ninguém vai te dizer o que pode e o que não pode ser feito, mas se você se propôs a entrar nesse mundinho não custa ler e aprender algumas coisinhas. Afinal, como diz muita gente por aí: Se vai fazer, faz bem feito! 🙂

As dicas abaixo são válidas para todos os blogueiros, mas principalmente aqueles que querem fazer um trabalho mais sério profissional que pode até vir a render uns trocado$.

Algumas dicas são bastante básicas mas é legal citar porque sempre tem algum blogueiro iniciante no pedaço!

Veja abaixo:

1. Escreva sempre conteúdo autêntico, jamais copie conteúdos de outros blogs. Essa ação é considerada plágio e pode ser punida pela legislação.

2. Se você quer trabalhar mais a sério com um blog, registre seu domínio e crie uma logo. Ter domínio próprio e logo dão credibilidade ao seu blog.

3. Não deixe seu blog desatualizado. Blogs que ficam muito tempo sem postagens acabam parecendo abandonados e perdendo credibilidade.

4. Se você pretende trabalhar com posts patrocinados é muito importante sinalizar que aquele artigo foi pago. Não coloque essa informação com uma tag ou letras pequenas. Seja transparente e ético com seu público.

5. Não compre ou venda seu mailing. Respeite os e-mails das pessoas.

6. Não use scripts para aumentar seus fãs ou seguidores. Apenas faça um trabalho bom e colha os resultados em seu tempo natural.

7. Não minta sobre as estatísticas de acesso. Se seus números ainda não são os melhores continue trabalhando e colha os resultados em seu tempo natural.

8. Aprenda sobre SEO, isso vai melhorar os acessos ao seu site.

9. Seja cortês e respeite os comentários feito por leitores do seu site. As pessoas podem discordar de você. Isso é natural, não leve para o lado pessoal. Se você entender que fez uma publicação equivocada, não há problemas em se desculpar e corrigir os dados.

10. Sempre que citar um blog coloque link para ele, isso cria relações saudáveis entre os blogs.

Então… você segue todas essas dicas?
Se não segue seria legal investigar melhor cada uma delas e começar a colocar em prática!

Deixe uma resposta